sábado, 12 de dezembro de 2009

" ACUPUNTURA SISTÊMICA CHINESA "




O QUE É???
Método tradicional da medicina chinesa, sendo muito usada para estimular o equilibrio do organismo; existem canais de energia denominados meridianos, que são ligados aos nossos orgãos e vísceras. Exatamente nos meridianos que ficam os pontos usados pela acupuntura.Com base na avaliação que leva em conta o aspecto da pele, cabelo, olhos, língua, unhas,pulsologia e hábitos de vida, elabora-se o tratamento adequado cuidando da causa que originou o desequilíbrio.


ATUAÇÃO LOCAL E SISTÊMICA
Os sintomas de uma certa região são muitas vezes, parte de um problema sistêmico. Por exemplo, a dor de cabeça, além de ser um sintoma de doença intra ou extracraniana, também, pode ser um sintoma de doença sistêmica (distúrbios de funções fisiológicas, como a hipertensão, febre, etc); a dor abdominal, além de ser um sintoma de doença do aparelho gastro-intestinal ou genito-urinário, também pode aparecer em doenças respiratórias, circulatórias e nervosas. Assim, ao lidar com a doença, deve-se coordenar corretamente a relação do local, como o todo. Não só se atua nos pontos de aplicação e órgãos viscerais, mas também pela ação nos pontos e meridianos de acupuntura que influenciam o organismo como um todo.
Pontos locais são capazes de tratar doenças localizadas, isto é, os pontos da face podem tratar paralisias faciais, dores de dentes, epistaxes, etc; os pontos abdominais podem tratar dores abdominais, vômitos, diarréia, etc; os pontos dos membros inferiores podem tratar parestesia e paralisias. Contudo, certos pontos locais, além de tratamentos locais, também podem tratar doenças em lugares distantes. Por exemplo: o ponto abaixo do joelho, normalmente serve para doenças do peito, abdômem, cabeça, face, estômago, intestinos, garganta, boca , nariz, etc.
Devido a interação dos meridianos com seus órgãos correlacionados, o espetar da agulha no meridiano do estômago, pode afetar o baço. Assim, na terapêutica pela acupuntura deve-se ter perícia em coordenar o local com os outros lugares, começando pela teoria dos meridianos; ver a situação como um todo e então, selecionar os pontos de tratamento, evitando contudo o "tratar a cabeça na dor de cabeça e o pé". Só então, não ocorrerão erros.
Na Medicina Oriental, qualquer sintoma ou sinal é uma contradição do normal. Ling Su prescreveu que se deve pesar a condição, distinguindo entre aguda ou crônica, ligeira ou grave. Em ambas tratar primeiro a causa básica e depois os sintomas auxiliares, ou vice-versa, ou tratá-los a ambos juntos ou separadamente. Geralmente, trata-se primeiro o agudo e em seguida o crônico. Contudo, deve-se também notar o aumento de fatores positivos ou viciosos, e então decidir qual tratar primeiro. Se a energia positiva está expecionalmente fraca, o aumento da positiva é benéfica, sob quaisquer condições, porque a eliminação dos elementos viciosos depende da capacidade de defesa do organismo (energia vital).


....................................................................................................


Acupuntura Sistêmica
A Acupuntura compreende um conjunto de técnicas e conhecimentos da filosofia e cultura orientais (chinesa e japonesa) que tem como objetivo prevenir e auxiliar na cura de diversos distúrbios e doenças além de restabelecer o equilíbrio energético (Yin e Yang), resultando em melhora da saúde física e da qualidade de vida.
Para a aplicação da acupuntura são utilizados, com maior frequência, os seguintes instrumentos; as agulhas, a moxa, as ventosas, os magnetos e as sementes de mostarda, que são colocados ou inseridos em pontos específicos dos canais de energia que circulam pelo corpo (meridianos) ou nas áreas reflexas conforme a patologia ou os sintomas diagnosticados.
Indicações: enxaquecas, depressão, obesidade, tabagismo, dores na coluna, ansiedade, insônia, TPM, rinite, artrite, distúrbios da menopausa, rejuvenescimento facial, etc.
Contra-indicações: alergia ou medo excessivo das agulhas.


Acupuntura Estética Facial

A Acupuntura potencializa o tratamento de rejuvenescimento facial, através da estimulação da corrente sanguínea. Esta terapia atenua sensivelmente os sinais de envelhecimento da pele, como rugas, sinais de expressão e flacidez, revitaliza, oxigena e nutre a pele, realizando a renovação celular facial. Confere firmeza à pele e ao contorno facial.
Indicação: relaxamento e rejuvenescimento facial.
Periodicidade: inicialmente sugere-se o tratamento semanal, passando posteriormente a quinzenal ou mensal conforme a evolução do tratamento.



.................................................................................................................................
FONTE: PESQUISAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário